Grupo de Apoio à Gestantes

É com imensa alegria que venho comunicar que inaugurei junto com duas amigas um grupo de apoio à gestantes aqui no Rio de Janeiro no bairro da Barra da Tijuca.

Desde que comecei a me ver como uma ativista do parto normal, crescia dentro de mim este sonho. E por causa deste desejo que resolvi fazer o curso de Educadora Perinatal.

Fiz o curso em Novembro de 2013, mas precisava achar parceiras com o mesmo entusiasmo e o mesmo ponto de vista. Foi então que re-encontrei as queridas doulas Helena Fialho e Soraya Lares para dividir este sonho comigo.

Nós nos conhecemos no curso de doulas que fizemos juntas em Junho de 2013 e lá mesmo rolou um bom entrosamento entre nós. Mantivemos contato desde o fim do curso, especialmente depois da criação de um grupo no facebook composto de doulas onde apoiamos umas as outras nos desafio diários da doulagem.

A Helena é psicóloga, formada pela Universidade Federal Fluminense há 7 anos, especialista em saúde da família e concluindo mestrado em saúde pública, cujo tema são os movimentos de humanização do parto. Em Jun/2013 fez o curso de Doula pelo (no Rio de Janeiro em parceria com o Núcleo Carioca de Doula) e em Jan/2014 Curso Avançado de Doulas pelo Núcleo Carioca de Doulas. Servidora pública no Instituto Nacional de Câncer e psicóloga do Grupo Aninhar, que atende pessoas com difíceis questões no processo de gestar, que inclui pessoas com dificuldades em engravidar e mulheres com depressão pós-parto, dentre outras questões.

A Soraya é formada em Educação Física há 10 anos, desenvolve trabalho com gestante há 8 anos (exercícios físicos, drenagem e shantala). Em Jun/2013 fez o curso de Doula pelo GAMA (no Rio de Janeiro em parceria com o Núcleo Carioca de Doula). Em Jan/2014 Curso Avançado de Doula pelo Núcleo Carioca de Doula. Criadora do Em 9 meses (Programa de Exercícios na Gravidez e Pós-parto – 2011).

Eu, assim como as meninas, fiz em Junho/2013 o curso de Doulas pelo GAMA (no Rio de Janeiro em parceria com o Núcleo Carioca de Doula). Em novembro de 2013 fiz o curso de Educadora Perinatal também pelo GAMA (no Rio de Janeiro em parceria com o Núcleo Carioca de Doula). E agora em março de 2014 fiz o curso de Consultoria em amamentação pelo GAMA em São Paulo.

Todas nós atuamos como doulas desde o curso que fizemos ano passado.

Agora voltando a falar do encontro, o primeiro encontro do grupo foi no dia 08 de Fevereio de 2014, onde discutimos as vantagens do parto normal. E já neste primeiro encontro tivemos um lindo relato de parto que emocionou à todos. Tivemos outro encontro no dia 22 de fevereiro, cujo o tema foi “Parir no Rio”, onde discutimos sobre o sistema obstétrico vigente  e as opções de parir no Rio de Janeiro. Depois destes encontros tivemos o Carnaval e retornamos no dia 15 de março, onde traríamos o tema “Suporte familiar”, no entanto, tivemos um contratempo com a vinda de um convidado especial que nos traria sua experiência de suporte à esposa durante a gestação e parto da mesma. E então resolvemos passar o filme O Renascimento do parto (quem não conhece clica aqui).

O grupo ainda está pequeno, mas o amor das coordenadoras é grande, e independente do tamanho o entusiamo é o mesmo, pois acreditamos muito neste trabalho de formiguinha.

Os encontros são gratuitos e acontecem quinzenalmente.

Se você tem vontade de conhecer um grupo de apoio à gestantes que passe informação de qualidade e sempre com muito amor e delicadez, venha nos visitar!

cropped-maternidade-suave-_-logo-_4.png

13 pensamentos sobre “Grupo de Apoio à Gestantes

  1. Olá. Acabei de me descobrir grávida e vou descobrir minha idade gestacional esta semana…
    Acho o grupo de vocês fundamental!
    Como posso fazer para participar? É só chegar?
    Moro na Barra e estou de mudança para Vargem Grande, então a localização de vocês é ótima.
    Abraço, Michelle Henriques

  2. Boa tarde! Ainda não estou grávida, mas tenho um desejo enorme de ser mãe. E tenho um desejo de ter um parto natural. Gostaria de obter mais informações sobre as reuniões do grupo, como horário e endereço.
    Obrigada!

  3. Olá
    Gostaria de participar das reuniões..
    Acabei de descobrir o site e adorei…
    Ja estou com 30 semanas…
    fico no aguardo do retorno,
    Quando será a próxima reunião?
    Obrigada

  4. Olá,
    Acabei de descobrir vocês na internet, fiquei super aliviada.
    Estou grávida de 24 semanas e desde a minha primeira consulta com o obstetra manifestei meu desejo pelo parto normal e ele sempre apoiou. Entretanto, agora com 6 meses de gestação notei que o posicionamento do médico não está mais de acordo com minha vontade.
    Quero muito o acompanhamento de uma doula!!!
    Vocês podem me ajudar?
    Quando haverá outro encontro, quero muito participar e moro na Barra da Tijuca.
    Abraços,
    Daiane

    • Daiane, teremos encontro no próximo dia 02/04 às 10 hs da manhã. Os detalhes do encontro estão na página do facebook Maternidade Suave. É um dos primeiros posts. Entra lá e confirma presença.
      Eu sou doula e outras doulas frequentam o grupo. Lá podemos conversar melhor e eu posso tirar suas dúvidas.
      Beijo grande!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s